Programa Aprendiz Legal

CIEE selecionará em 2016, 2.300 jovens em todo o país para participar do programa Aprendiz Legal. As vagas serão preenchidas por jovens de 14 a 24 anos.


O programa é uma oportunidade para jovens que queiram ter uma formação profissional de qualidade e ingressar no mundo do trabalho.






O Programa


O programa Aprendiz Legal nasceu no ano de 2003 fruto de uma parceria da Fundação Roberto Marinho, que começou a articular ações em prol da causa da aprendizagem profissional e o Ministério do Trabalho e Emprego e outras instituições. Em 2005, em uma parceria com a Petrobrás foi desenvolvido o programa Aprendiz Legal e sua organização, da forma que é realizada hoje.

É um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Prevê como foco principal atividades teóricas e práticas, sob a orientação de instituição qualificada em formação profissional. A partir do público alvo, as instituições são responsáveis pelos conteúdos programáticos a serem ministrados, período de duração, carga horária teórica e prática, mecanismos de acompanhamento, avaliação e certificação do aprendizado.


Como o programa funciona

Uma instituição licenciada pela Fundação Roberto Marinho aplica o Programa Aprendiz Legal. Ela é responsável pela gestão educacional do aprendiz, aplicando o curso de formação, intermediando a contratação do jovem e supervisionando a aprendizagem na empresa, desde o processo de seleção até o final do contrato. (Veja no final desta página a lista de instituições licenciadas de acordo com cada estado.)

A empresa tem o papel de formar e orientar os aprendizes nas atividades práticas da ocupação para a qual ele foi contratado, em consonância com o curso teórico aplicado pela instituição formadora. 

O processo continua quando a instituição parceira encaminha candidatos ao programa, de acordo com o perfil solicitado pela empresa, considerando os locais onde o jovem mora e estuda, para facilitar a logística de deslocamento, principalmente nas grandes cidades. O processo de seleção é realizado pela empresa.


O objetivo do programa


Tem como objetivo geral desenvolver no jovem aprendiz competências e habilidades que levem os aprendizes a buscarem novas soluções para responder a diferentes desafios em sua vida pessoal e profissional e atuando com proficiência nas empresas.


Quem pode participar do programa


Jovens que tenham entre 14 a 24 anos (incompletos); estar cursando o Ensino Básico, ter o Ensino Médio concluído; ser, preferencialmente, oriundo de escolas públicas municipais ou estaduais, apresentar baixa renda familiar e querer ingressar na vida profissional.

Os cursos 

• Auxiliar de Alimentação: preparo e serviços
• Auxiliar de Produção Industrial
• Comércio e Varejo
• Conservação, Limpeza e Sustentabilidade Ambiental
• Gestão Pública
• Logística
• Ocupações Administrativas
• Práticas Bancárias
• Telesserviços
• Turismo

Inscrições

Empresas e jovens interessados no Aprendiz Legal devem fazer inscrição pelo site www.ciee.org.br ou entrar em contato com as instituições licenciadas no seu estado.

0 comentários:

Postar um comentário